Home Historia Pousadas e Restauran Passeio virtual Agencias Contato

 



 





Historia


A Igreja, deu origem ao povoado.

" Estando dois padres em Arraial d´Ajuda, fundando uma Casa e não tendo água que fosse boa para beber, desejando ali uma fonte, quis Deus que neste caminho caiu um monte e com o abrir da terra se abriu a mais formosa fonte que agora há naquela terra. E porque a casa que fundavam é de invocação de N.Senhora, se chama a fonte da mesma Senhora ".
 

Várias outras versões não oficiais circulam entre os nativos e moradores, como a de que quem se banha na água da fonte sempre volta para o Arraial. Fato é que permanece a Igreja como o mais antigo marco local e à sua volta foram surgindo as primeiras edificações onde os jesuítas repousavam após chegarem em canoas e em animais de montaria. 


Mesmos nos tempos mais remotos, as notícias dos milagres atribuídos à Fonte de N. Sra. D'Ajuda passaram a atrair muita gente e assim os jesuítas abriam sua portas para alojar gratuitamente os romeiros. Para juntar-se à estes, no final da década de setenta , vieram os primeiros hippies (na rota de Arembepe), e os europeus foram sempre chegando, juntando sua cultura e não raro seu DNA à este povo moreno e acolhedor. As casas da Igreja, já não eram suficientes para abrigar os que chegavam e da franca hospitalidade do povo baiano surgiram as primeira pousadas. Das primeiras hospedarias, muitas sem água encanada e à luz de velas , o Arraial d´Ajuda vai chegando ao ano 2.000 com uma oferta de mais de quatro mil leitos, distribuídos em mais de 130 pousadas. Aliás, continua-se a chamar de pousadas os pequenos e charmosos hotéis que oferecem ótimo serviço e conforto (piscina,sauna, ar condicionado, tv, frigobar,etc. Mesmo as opções mais econômicas, para o menos exigente público mais jovem , que é predominante na alta estação, são localizadas no centro da vila e primam pelo asseio e atendimento simpático e personalizado.

A natureza exuberante, a mistura de raças e culturas gerou a tradição de atrair personalidades ilustres, do "jet set" artístico e desportivo, já circularam pôr aqui: Jacques Villeneuve, Michael Schumacker, Robert de Niro, Richard Gere, Jimmy Cliff. Do cenário nacional: Luiza Brunet, Monique Evans, Gal Costa, Cláudia Abreu, Raí, Guga e outros tantos que preferiram permanecer incógnitos, para poder pisar descalços nas areias mornas daqui, simplesmente... 

Os coqueiros, a areia branca, o falar sem pressa, as redes nas varandas e as casinhas coloridas, compõem um cenário tipicamente nordestino, no entanto, graças à influência do grande fluxo de estrangeiros, cidadãos do mundo, às vezes é mais fácil encontrar um sushi-bar, ou um cardápio internacional, do que um acarajé dourado em dendê, apesar de estar em território baiano.

Home
Historia
Pousadas e Restauran
Passeio virtual
Agencias
Contato